MAGDA GABRIEL Psicologia Clínica, Terapia E.M.D.R. e P.N.L.
  • Home
  • Sobre Mim
  • Consultas
  • Psicologia Clínica
  • E.M.D.R.
  • Blog
  • Contactos e Marcações

O que é a codependência?

23/1/2019

0 Comentários

 
Imagem
A codependência
A codependência emocional é a dificuldade em manter e nutrir relacionamentos saudáveis, quer consigo próprio, quer com os outros.
Na maioria dos casos, as pessoas codependentes vêm de famílias disfuncionais, em que os seus membros por fragilidades emocionais, promoveram a dependência entre si. Na infância sentiram-se pouco amadas, aceites e seguras. O ambiente familiar era pouco harmonioso e as regras rígidas e, em alguns casos com violência física e emocional.
Na idade adulta a pessoa codependente apresenta assim, uma baixa autoestima e, no fundo, crê que não é merecedora de confiança e de amor. Tem medo de ser abandonada ou de ficar só, dificuldade em confiar nos outros, mas uma grande necessidade de aprovação e reconhecimento. Pela sua insegurança, apoia-se muito mais nas decisões dos outros, do que na sua opinião.
Existe uma verdadeira dificuldade em dizer não, sacrificando-se a si e às suas necessidades em prol dos outros. Assim, tende a ajudar todas as pessoas e a esquecer-se de si própria, tendendo a cair em relações dolorosas ou até abusivas.
Para sentirem que são amadas e que têm valor, as pessoas codependentes tendem a escolher alguém de quem possam cuidar ou até “salvar”. O problema da outra pessoa, passa a ser o seu foco e fá-la sentir-se melhor consigo mesma. Em muitos casos, a pessoa codependente é mãe/pai ou cônjuge e vive em função do(a) filho(a) ou cônjuge, que é dependente (seja essa dependência afetiva, química ou outra), responsabilizando-se pelo comportamento deste e desculpando-o.
Ao longo do tempo, a pessoa codependente torna-se uma mártir na relação com a pessoa dependente, vai-se abandonando a si mesma, aos seus desejos, sonhos, necessidades, mas é incapaz de quebrar o ciclo devido ao seu medo de abandono e de ficar só.
No fundo, o codependente evita os seus próprios sentimentos, a sua dor interna e é-lhe muito mais fácil centrar a sua vida nos problemas dos outros. Enquanto controla e cuida do comportamento do outro, fala e pensa menos em si, logo sente-se menos vulnerável.
Contudo, o medo de ser julgado, rejeitado ou abandonado persiste. A baixa autoestima também e a longo prazo, a fatura a pagar é bastante alta. Ao abandonar os seus projetos, os seus sonhos é como se se abandonasse a si mesma e não raras as vezes, surgem quadros depressivos ou ansiosos.
O que fazer?
Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que existe um problema que está a minar a sua vida. Depois, ao procurar um psicólogo ele irá ajudá-la(o) a resgatar a sua autoestima, a explorar o que a(o) levou à necessidade de controlar o outro, a entender o que são as suas necessidades e as dos outros de forma, a que possa estabelecer relacionamentos mais saudáveis no futuro.

0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Autora

    Magda Gabriel
    Psicóloga Clínica
    Terapeuta E.M.D.R.
    Programação Neurolinguística

    Arquivos

    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Dezembro 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016

    Categorias

    Todos
    Afeto
    Ansiedade
    Ciúme
    Codependência
    Covid 19
    Covid-19
    Culpa
    Dependência Emocional
    E.M.D.R.
    Inteligência Emocional
    Inteligência Emocional
    Inveja
    Natal
    Perturbação Da Personalidade Borderline
    PNL
    Relacionamentos
    Resiliência
    Saúde Mental
    Stress E Burnout
    Workshop

    Feed RSS

    ​E-Books gratuitos
    ​. O seu Guia para Combater a Ansiedade
    ​. O meu livro das preocupações
    View my profile on LinkedIn
    Imagem
    Contacte Magda Gabriel via Skype psicologamagdagabriel@gmail.com

Psicóloga magda gabriel


consultórios

Carnaxide
​Lisboa

Telefone

+351 918110300

Email

psicologamagdagabriel@gmail.com
  • Home
  • Sobre Mim
  • Consultas
  • Psicologia Clínica
  • E.M.D.R.
  • Blog
  • Contactos e Marcações